Balneário Camboriú, em Santa Catarina, é um destino muito gostoso e divertido para as crianças. A cidade é super bonita e bem estruturada, com bons hotéis e restaurantes, shoppings, belas praias na região e muitas opções de diversão para a criançada. Não é à toa que em alta temporada tudo por lá fica muuuuito lotado!
E hoje vou contar um pouquinho sobre a nossa visita à principal atração turística da cidade, o Parque Unipraias. É um lugar incrível de lindo, com muitas opções para divertir adultos e crianças. Recomendo um dia inteiro para fazer esse passeio e poder aproveitar tudo, sem pressa.
O parque já recebeu diversos prêmios e é o único complexo turístico a ligar duas praias por bondinhos aéreos. São bondinhos fechados para até seis pessoas cada que fazem a interligação da orla sul de Balneário Camboriú (Estação Barra Sul), sobem até o Morro da Aguada (Estação Mata Atlântica) e descem até a Praia de Laranjeiras (Estação Laranjeiras). O percurso todo leva cerca de 30 minutos, sem parada, o que eu não recomendo de jeito nenhum!
Com vista panorâmica de 360 graus, a Estação Barra Sul é, geralmente, o ponto de embarque inicial do passeio (geralmente porque o passeio também pode ser iniciado pela Estação Laranjeiras). Ali estão a bilheteria, banheiros, restaurantes, lanchonetes e sorveterias.
A 240 metros de altitude, a Estação Mata Atlântica é o coração da atração. Dá para visitar o parque tanto na ida quanto na volta, mas é melhor você descer ali na ida (da Estação Barra Sul para a Estação Laranjeiras) porque na volta, dependendo do horário, os bondinhos de volta para Balneário Camboriú ficam lotados e a maioria das pessoas passa direto pela Estação Mata Atlântica, então, quem está ali esperando, demora muito para conseguir um bondinho livre.
A visitação ao parque ambiental da Estação Mata Atlântica está incluída no valor do passeio de bondinho, é só descer e aproveitar o passeio, a natureza e a paisagem de tirar o fôlego. Ali tem trilhas ecológicas, mirantes, oratório, alguns quiosques de alimentação e de souvenirs, a Casa do Chocolate (que, como o próprio nome diz, vende chocolates, doces e café), além das principais atrações do complexo, Fantástica Floresta, Youhooo! e ZipRider, para diferentes idades e com valor pago à parte.
Essas atrações, vamos dizer, “extras”, vão desde bem tranquilas para os pequenininhos até super radicais, para os bem grandinhos. Veja aqui embaixo qual delas é a sua cara e da sua família… divirta-se!
Fantástica Floresta: uma área temática para os pequenininhos, com 200 metros de trilha recheados de magia e diversão. Leve seus pequenos para visitar a Vila dos Duendes que tem cenários super fofos, brinquedos, atrações interativas, poço dos desejos e o trem encantado (que, infelizmente, estava fechado para manutenção no dia da nossa visita). O encanto do passeio começa já na bilheteria, que fica em uma imensa árvore esculpida, lar de um simpático duende.
Youhooo!: um trenó de montanha, com capacidade para até duas pessoas e exigência de altura mínima de 1,10m. Ele percorre um trajeto de 710m, podendo atingir até 60km/h, no meio da mata atlântica. O legal desse passeio é que é o piloto, que precisa ter pelo menos 1,40m de altura, quem controla a velocidade do trenó por uma manivela, podendo deixar o passeio mais ou menos radical.
ZipRider: para os crescidinhos corajosos, essa é uma super tirolesa com tecnologia exclusiva na América Latina em que a pessoa vai sentada numa cadeirinha a 240 metros de altura e, por 750 metros, desce até a Praia de Laranjeiras a uma velocidade de 60km/h. Se você tiver coragem, medir de 1,35m a 2m e pesar entre 34kg e 125kg, é adrenalina na certa!
Por fim, chega-se à Estação Laranjeiras, onde você deve desembarcar e pegar o bonde de volta, mas não antes de aproveitar a bela Praia das Laranjeiras. Essa praia é excelente para crianças, bem tranquila e limpa, com ótima infraestrutura e restaurantes especializados em frutos do mar. Para aqueles que gostam de aproveitar a praia dentro da água, tem escolas de surf, aluguel de prancha de stand-up paddle e passeios de escuna e banana boat.
É um passeio delicioso que costuma agradar desde os mais pequenininhos até os mais aventureiros. Ah, crianças com até 5 anos não pagam, e crianças de 6 a 12 anos pagam meia no valor do bondinho.