No ano em que completa 20 anos, o Shopping Metrô Tatuapé prepara um presente muito especial para o bairro do Tatuapé e região com um novo espaço dedicado à cultura. O Teatro Dr. Botica já nasce para ser um teatro para família, com vocação para abrigar eventos relacionados a este público-alvo, como lançamento de livros, leituras de peças, palestras e seminários.
Pipoca, algodão doce e balões de gás logo na entrada para deixar tudo mais saboroso. A decoração, lúdica e colorida: tijolinho aparente das paredes e o piso, que remete à madeira de demolição, proporcionam a ambientação aconchegante. Divertida e em formato de uma confortável arquibancada, a plateia tem assentos individuais estofados coloridos. A memória afetiva, que tem ingredientes como o sabor de caramelo, o riso solto e muito amor, foram a base para a criação do Teatro Dr. Botica.
Com o diferencial de ser um espaço que já nasce para ser um teatro para família, com vocação para abrigar eventos relacionados a este público-alvo, como lançamento de livros, leituras de peças, palestras e seminários, a inauguração contou com a apresentação do espetáculo infantil As Aventuras do Dr. Botica, do Grupo Giramundo, companhia mineira de teatro de bonecos premiada em todo o mundo.
O projeto do Instituto Grupo Boticário conta com a realização da Brain+, que administra cinco grandes teatros no país. O espaço abre as portas com o objetivo de oferecer entretenimento diferenciado e de qualidade para toda a família.
“Estamos investindo, cada vez mais, para oferecer experiências inesquecíveis aos nossos frequentadores. No ano que o Shopping Metrô Tatuapé completa 20 anos, a chegada de um teatro inédito voltado para toda a família é uma forma de presentear nossos frequentadores, enriquecer o bairro do Tatuapé e mostrar como somos gratos por toda a trajetória construída nas últimas duas décadas. Nosso objetivo é oferecer lazer atrelado a uma fantástica programação de espetáculos que envolverão a todos nesse mundo de encantamento. É uma honra termos o Teatro Dr. Botica aqui em São Paulo”, comemora Flávia Tegão, gerente de marketing do Complexo Tatuapé.
Com capacidade para 259 pessoas (mais assento para obesos e pessoas com deficiência), o novo teatro está localizado no Piso Superior, na praça de alimentação, e possui área de 755,55m². São três camarins com banheiro (feminino, masculino e família), bilheteria móvel em funcionamento 2 horas antes da abertura da casa e bilheteria oficial no Piso Tatuapé, ao lado da Praça de Eventos. No foyer pipoca, refrigerante e água estão à venda, e em breve abrigará uma cafeteria.
Na programação da casa entram, além da sessão de espetáculos, ciclo de debates, palestras, festivais, oficinas, papo com educadores, lançamentos de livros e leituras de peças. “O teatro será um espaço para provocar o exercício, a prática de realizar conteúdos especiais para a criança”, diz Frederico Reder, um dos idealizadores do espaço, ressaltando a importância da formação de plateias e que o espaço está aberto desde já para receber o público que pensa o universo infantil, incluindo os arte-educadores. “Desejo que o Dr. Botica seja um espaço para abraçar a família e a criança que existe dentro de cada um de nós”, afirma.
Já Miguel Krigsner, fundador do Grupo Boticário, empresário e apaixonado pela arte milenar de bonecos, sempre sentiu a vontade de criar um teatro dedicado exclusivamente a essa arte. Foi ele também o idealizador, na década de 80, do próprio personagem Dr. Botica, criado para ilustrar os produtos infantis da marca O Boticário. Em 2001, seu sonho se tornou realidade com a inauguração do Teatro de Bonecos Dr. Botica, em Curitiba (PR), sede da empresa. Um espaço único que foi especialmente projetado para difundir a arte de bonecos e de animações para diferentes idades.
“O Teatro Dr. Botica foi pensado como um espaço de fantasia e encantamento para oferecer diversão e arte para adultos e, principalmente, para crianças. Nós, do Instituto Grupo Boticário, acreditamos que beleza é o que a gente faz. Por isso, promovemos e incentivamos experiências culturais que possibilitam o contato com a beleza das pessoas, das relações e do mundo, promovendo acesso ao conhecimento e a expansão do repertório cultural das pessoas”, destaca Malu Nunes – diretora executiva do Instituto Grupo Boticário.
Agora, é com muita alegria que Miguel Krigsner anuncia que chegou a hora de São Paulo ser presenteada com um teatro onde a magia dessa personagem fascinante do Dr. Botica encantará a todos. O Teatro Dr. Botica, em São Paulo, será uma experiência única para o público. Mais do que isso, acredito ser um canal importante para a construção de uma geração protagonista de um mundo melhor e mais belo.
Sobre o Dr. Botica
O personagem Dr. Botica foi criado em 1982, pelas desenhistas Têre Zagonel e Marina Zagonel, e idealizado pelo empresário Miguel Krigsner, fundador do Grupo Boticário. O Dr. Botica deu nome a uma linha de produtos infantis de O Boticário e, posteriormente, foi adotado como mascote da empresa.
Além do novo projeto, o Instituto Grupo Boticário também mantém o Teatro de Bonecos Dr. Botica em Curitiba (PR), inaugurado em 2001. O espaço cultural foi especialmente projetado para a arte bonequeira e de animações e é um dos poucos em todo o país exclusivo para espetáculos de bonecos.
Nós, do Malinha Pronta, tivemos a honra de participar da inauguração desse teatro lindo, dono de decoração e organização impecáveis. Temos a certeza de que voltaremos à plateia do Dr. Botica muitas e muitas vezes.