Espetáculo infantil “A Flauta Mágica” no Teatro Alfa
Teatro de bonecos e formas animadas coloridas recriam a grande aventura do príncipe Tamino, escolhido pela ambiciosa Rainha da Noite para resgatar a princesa Pamina, prisioneira do misterioso Sarastro. Para cumprir a tarefa, a Rainha da Noite entrega ao príncipe uma flauta encantada, além de oferecer a ajuda de Papagueno, um caçador de pássaros bem atrapalhado.
A Flauta Mágica, da Cia Imago, é um espetáculo infantil inspirado livremente na ópera homônima de Amadeus Mozart e Emanuel Schikaneder. O espetáculo faz temporada no Teatro Alfa a partir do dia 6 de outubro, sábado, 17h30.
O espetáculo infantil foi criado em 2006, após a Cia Imago ter participado de duas montagens da ópera que contavam com orquestra, bailarinos e cantores. “Das nossas peças, essa é a que tem mais texto, mas mesmo assim também há muitos trechos musicais”, conta Fernando Anhê, diretor, cenógrafo e iluminador, responsável também pela adaptação da ópera para o público infantil. Quem assina direção musical é o maestro Jamil Maluf.
Jamil escolheu alguns fragmentos da ópera homônima e criou pequenos trechos musicais para a composição da trilha sonora. Para contar a mágica aventura, a Cia Imago utiliza a técnica do teatro negro, técnica que torna os atores que manipulam os bonecos invisíveis ao olhar do espectador.
Devido à técnica do teatro negro, os bonecos parecem mover-se livremente, voar, aparecer ou desaparecer em efeitos óticos muito estimulantes para todas as crianças. A atmosfera onírica do espetáculo também é definida pela cor fluorescente dos objetos de cena.
Nas duas montagens da ópera A Flauta Mágica, Fernando não cuidou diretamente da direção geral, mas assinou cenário, figurino e fez um tratamento com os atores para que eles interagissem com os bonecos durante o espetáculo. Devido a essa experiência, o diretor conheceu e estudou profundamente o libreto da ópera, apaixonando-se muito pela sua trama e já pensando em como adaptá-la para crianças e jovens. “A história original da ópera foi simplificada, mas a evolução das personagens foi mantida, como a transformação de medroso príncipe Tamino em um jovem destemido. Já o personagem Papagueno mantém-se inalterado durante toda a trama, com suas incansáveis peripécias e falas impagáveis. A Flauta Mágica é uma mistura de gêneros teatrais como comédia, drama e musical”, pontua Fernando.
Na aventura recriada para o universo infantil, Tamino e seu fiel amigo Papagueno embrenham-se na floresta em busca da princesa. Nessa aventura, Papagueno e Tamino enfrentam um dragão muito feroz, uma família de dinossauros, uma forte tempestade e um terrível fogaréu. Diante de tantos desafios, três geniozinhos ajudam nossos heróis, levando-os, em um balão, até o castelo de Sarastro.
O suposto feiticeiro propõe a Tamino alguns desafios e, se vencedor, Tamino poderia libertar a princesa Pamina. Nessa história, muitos personagens acabam por se revelar o oposto do que pareciam ser e, em sua difícil jornada, Tamino passa por um aprendizado que acaba por transformá-lo num jovem livre e corajoso.
Serviço:
A Flauta Mágica
Quando? De 06 de outubro a 25 de novembro
Onde? Sala B do Teatro Alfa (Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722, São Paulo)
Que dias e horários? Sábados e domingos, às 17h30
Qual a duração do espetáculo? 55 minutos
Pra que idade? Classificação livre
Quanto custa? R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)