Vocês já ouviram falar no Selo Turismo Responsável lançado em junho de 2020 pelo Ministério do Turismo para auxiliar a retomada da atividade turísticas no país?
O selo é um programa que estabelece boas práticas de higienização e limpeza para cada segmento do setor de turismo e serve como incentivo para que os consumidores se sintam seguros ao viajar e frequentar locais que cumpram protocolos específicos para a prevenção da Covid-19.
Os protocolos foram criados em parceria com entidades dos segmentos turísticos e chancelados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, buscando minimizar os impactos da pandemia e preparar o setor para um retorno gradual das atividades.
O selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro” deve ser colocado em local de fácil acesso e conta com um QR Code pelo qual o turista poderá consultar as medidas adotadas pelo estabelecimento e/ou profissional do turismo, além de possibilitar a realização de denúncias em caso de descumprimento das normas.
Segundo o site do Ministério do Turismo, no início de agosto de 2020, o selo já tenha sido solicitado por mais de 12 mil prestadores de serviços turísticos em todo Brasil.
Ainda segundo o site, os segmentos com maior número de solicitações do selo são as agências de turismo, os meios de hospedagem e as transportadoras turísticas; e os estados que registraram a maior adesão à iniciativa são São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul.
Então, já sabem, né?
Para apoiar a retomada do turismo no Brasil e voltar a viajar e passear com segurança, não esqueçam de verificar se o estabelecimento tem o selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro”.