Até que enfim uma boa notícia para o nosso bolso! A taxa de embarque para voos internacionais ficará mais barata a partir de 1º de janeiro de 2021.
No último dia 05 de agosto, foi sancionada a Lei 14.034/20 que elimina a cobrança da taxa adicional de US$18 por passageiro na tarifa de embarque internacional em todos os voos partindo do Brasil.
A mudança faz parte de uma série de ações do governo federal para ajudar na recuperação do setor de turismo e aviação civil após a pandemia do novo corona vírus e incentivar a entrada de novas companhias aéreas no país.
Essa taxação foi criada em 1999 como uma forma de reduzir a dívida pública e em 2011 passou a ser destinada ao Fundo Nacional de Aviação Civil para financiar melhorias na infraestrutura aeroportuária do Brasil.
Com a extinção do adicional da tarifa de embarque internacional, que representa, em média, uma queda de 70% no valor da taxa, a partir de 2021, os passageiros pagarão somente a taxa de embarque cobradas pelas empresas administradoras dos aeroportos, cujo valor varia de aeroporto para aeroporto.